quinta-feira, 14 de junho de 2012

Encontro reunirá 80 professores e lideranças indígenas para discutir concurso público


Educação Indígena será discutida em encontro realizado nesta sexta-feira, 15, em Cruzeiro do Sul (Foto: Assessoria SEE)
Educação Indígena será discutida em encontro realizado nesta sexta-feira, 15, em Cruzeiro do Sul (Foto: Assessoria SEE)
Educação Indígena será discutida em encontro realizado nesta sexta-feira, 15, em Cruzeiro do Sul (Foto: Assessoria SEE)
A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) realiza encontro amanhã, 15, em Cruzeiro do Sul, para discutir com cerca de 80 professores e lideranças indígenas de 13 etnias do Estado, representantes de instituições federais, ONG e entidades, proposta que culminará na realização de concurso público para atender as 120 escolas indígenas estaduais.
A SEE criou uma comissão constituída pela Organização dos Professores Indígenas do Acre (Opiac), Fundação Nacional do Índio (Funai), Comissão Pró-Índio do Acre (CPI), Assessoria Especial de Assuntos Indígenas (AEAI) e, mais recentemente, o Movimento Indígena Unificado (MIU).
Essa comissão tem como atribuição levantar informações acerca de questões legais e da diversidade cultural e linguística dos povos do Acre com o objetivo de fundamentar e definir metodologias para a consulta prévia, livre e informada aos povos indígenas.
Além da comissão, foram convidados para o evento o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e a Coordenação do Curso de Formação Docente para Indígenas da Universidade Federal do Acre (Ufac).
A realização de um concurso público surge num contexto de ampliação da oferta da educação escolar indígena específica e diferenciada, em conformidade com os anseios apresentados pelas comunidades que visam o fortalecimento cultural e linguístico e a consequente potencialização do uso das suas terras indígenas.
Para isso, a política pública que inclui, principalmente, a formação inicial e continuada de professores indígenas, a garantia da contratação desses professores e a elaboração de material didático específico vem sendo construída nos últimos 13 anos por meio do diálogo governo/comunidades.

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