terça-feira, 12 de junho de 2012

Começam sábado campanhas de vacinação contra poliomielite e hepatite B


Crianças menores de 5 anos de idade são o público-alvo da campanha de vacinação contra a poliomielite, que se inicia em todo o país neste sábado, 16, e tem como meta alcançar 95% do total de crianças desta faixa etária. Com abertura oficial no município de Senador Guiomard, a ação tem como slogan “Leve seu super-herói menor de 5 anos ao Posto de Vacinação. E não esqueça a caderneta”.














A campanha tem como objetivo fazer com que o Brasil mantenha a condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da pólio (paralisia infantil). Em 2011 foram vacinadas 79.550 crianças menores de 5 anos (0 a 4 anos 11 meses e 29 dias)  durante a primeira etapa, o equivalente a 97,91% do total previsto para receber a imunização. Na segunda etapa 80.358 crianças desse grupo receberam a vacina, que representou 98,78% do total.
A previsão é de que este ano sejam imunizadas contra a poliomielite em todos os municípios 81.351 crianças menores de 5 anos, correspondente a 100% da população do Estado nessa faixa etária. O parâmetro mínimo pactuado de 95% para a Campanha de Vacinação contra poliomielite corresponde a 77.283 crianças.
A orientação da coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI) é de que todas as crianças menores de 5 anos tomem a vacina independentemente de tê-la recebido anteriormente. Os municípios serão responsáveis pela busca ativa (visita de casa em casa) para a população rural, com mobilizações feitas por meio dos programas de agente comunitário de saúde e programa de saúde da família.
Na mesma data terá início a intensificação da vacina contra a Hepatite B, tendo como foco todas as pessoas não vacinadas na faixa etária de 0 a 29 anos, com objetivo de melhorar os índices de cobertura vacinal. O Acre é Estado considerado de alto índice de endemicidade para a doença e já promoveu outras campanhas como a que foi realizada em 1998 (ofertada a toda a população) e outra em 2011, destinada à faixa etária de 20 a 24 anos e disponibilizada na rotina dos serviços.
O Acre oferece a vacina a todas as faixas etárias obedecendo ao calendário de vacinação da criança, adolescente e adulto/idoso. “Este é um novo desafio a ser vencido, melhorando ainda mais as coberturas vacinais e também o alcance das metas pactuadas”, diz Jorge Cunha, gerente interino da Divisão de Imunização e Rede de Frio.

Nenhum comentário: