terça-feira, 30 de julho de 2013

Ministério da Pesca tem mais de 4 bilhões para investir na atividade pesqueira até 2014



Alexandre Meireles da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do Acre
Alexandre Meireles da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do Acre.

A Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do Acre está anunciando durante a Expoacre 2013 a implantação do Plano Safra da Pesca e Aquicultura. Lançado em 2012, o plano conta com recursos na ordem de R$ 4,1 bilhões para serem investidos até 2014, em todo o país, na expansão da aquicultura, modernização da pesca e fortalecimento da indústria e do comércio pesqueiro.

De acordo com um dos diretores da Superintendência, Alexandre Meireles, com estes recursos, a expectativa do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) é que a produção nacional de pescado atinja dois milhões de toneladas até o próximo ano.

Os recursos do Plano Safra são acessados por meio da apresentação de projetos junto a bancos públicos, no Estado as instituições bancárias são o Banco da Amazônia (Basa) e Banco do Brasil, que oferecem juros abaixo da inflação e das taxas praticadas pelo mercado, com três anos de carência e dez anos para a quitação do empréstimo.

Segundo Alexandre Meireles o Plano irá incentivar a atividade pesqueira nos municípios acreanos.
“Nosso objetivo é fazer com que o povo ribeirinho consiga recursos para alavancar sua produção”, disse Alexandre Meireles, que acrescentou que não só os ribeirinhos como também os piscicultores e empresários que atuam no setor poderão acessar recursos para fomentar a atividade no Estado.

O diretor destacou que os interessados deverão pedir o Registro Geral de Pesca e a Declaração de Aptidão ao Pronaf, documentos necessários para entrar com o pedido de crédito junto às instituições financeiras.

“O Acre tem um grande potencial para a atividade pesqueira, mas precisa ser bem mais aproveitado, acreditamos que com o Plano teremos um crescimento significativo na atividade no Estado”, enfatizou.

Através das linhas de crédito, os pescadores também poderão renovar suas embarcações, criar tanques de peixes, bem como melhorar o processo produtivo, garantir assistência técnica para os empreendimentos, fortalecer o cooperativismo, adquirir equipamentos, modernizar a indústria e a comercialização, além de investir em ciência, tecnologia e inovação.

Os interessados em aderir ao Plano Safra, devem procurar a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura, que está situada no 5º andar do Palácio do Comercio, na Avenida Ceará.
FONTE: www.ac24horas.com

Nenhum comentário: