segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Rodeado de lagoas e flamingos, deserto de sal é atração na Bolívia


Salar de Uyuni tem hotel de sal e ilha com cactos mais antigos do mundo.
Temperatura média é de 10° C; radiação solar é forte.

Salar de Uyuni, o maior salar do mundo, localizado na Bolívia (Foto: Creative Commons/Jo vh)Salar de Uyuni, o maior salar do mundo, localizado na Bolívia (Foto: Creative Commons/Jo vh)
















Um deserto completamente branco, de área quase oito vezes maior do que a cidade de São Paulo, com ilhas rochosas cheias de cactos antigos e rodeado de montanhas vulcânicas e lagoas que são pontos de acasalamento para flamingos.
Essa paisagem única fica bem perto do Brasil. Situado no sudoeste da Bolívia, o Salar de Uyuni contém, segundo estimativas, 64 bilhões de toneladas de sal, além de minerais como lítio, potássio e magnésio. Com 12.106 quilômetros quadrados de extensão, é o maior salar do mundo.
Esse deserto de sal se formou com a evaporação de mares que banhavam o continente americano em épocas remotas.
Em uma visita à região é possível observar montes de sal extraídos pela população, alguns olhos d’água no meio do caminho e formações rochosas que se assemelham a ilhas.
A mais famosa é a Isla del Pescado, onde afirma-se que ficam os cactos mais antigos do mundo. De lá, é possível ter uma das melhores vistas do território do salar.
Cactos na Isla del Pescado, que oferece uma boa vista do Salar de Uyuni (Foto: Creative Commons/Valdiney Pimenta)Cactos na Isla del Pescado, com boa vista do Salar de Uyuni (Foto: Creative Commons/Valdiney Pimenta)
















Em Uyuni fica também o Luna Salada, um hotel todo feito com blocos de sal, dos tijolos aos móveis. O salar pertence a cinco municípios: Tahua, Llica, Colcha k, San Pedro de Quemes e Uyuni.
A cerca de 20 km de Uyuni fica Colchani, um lugarejo dedicado à exploração de sal. O centro de extração e processamento de sal de Colchani tem capacidade de produção de quase 20 mil toneladas ao ano, das quais 90% estão destinadas ao consumo humano. A cidadezinha oferece ainda diversas peças de artesanato típico, também feitas desse material.
Outro passeio popular entre os visitantes é o Cemitério dos Trens. Localizado a 3 km de Uyuni, ele possui cerca de 20 locomotivas a vapor e vagões antigos desativados.
Solo branco do Salar de Uyuni, localizado na Bolívia (Foto: Creative Commons/Pedro Szekely)Solo branco do Salar de Uyuni, localizado na Bolívia (Foto: Creative Commons/Pedro Szekely)
Recomendações
O solo branquíssimo recebe uma forte radiação solar, que pode causar danos à pele e aos olhos. Por isso, o governo boliviano recomenda, como itens indispensáveis de viagem, um protetor solar de fator 50 ou superior e óculos de sol com proteção 100% UV.
Outra recomendação é levar roupa que proteja contra o frio, já que a temperatura média no salar é de cerca de 10° C e pode chegar a 20° C negativos durante a noite, em algumas épocas do ano.
Outra informação a se levar em conta é que o salar fica a cerca de 3.700 metros acima do nível do mar e, em algumas áreas da região, a altitude pode chegar a 5.000 metros. Para prevenir o mal-estar que muitos turistas sentem em regiões tão altas, é possível tomar várias vezes ao dia o chamado “mate de coca” (um chá típico feito com folhas de coca) ou os comprimidos “Sorojchi”, usados para combater esse tipo de moléstia.
Homem caminha no meio do Salar de Uyuni, na Bolívia (Foto: Creative Commons/Tomas Rawski)Homem caminha no meio do Salar de Uyuni, na Bolívia (Foto: Creative Commons/Tomas Rawski)













Arredores
Uyuni faz parte de uma rota chamada “circuito dos desertos brancos e lagoas coloridas”. Do salar, é possível ir até a Laguna Colorada, passando por um caminho cheio de campos de gêiseres e vulcões. Em dezembro, essa lagoa vira um ponto de encontro de flamingos, e é possível observar até 10 mil exemplares desses animais.
Segundo o órgão oficial de turismo da Bolívia, a melhor época para visitar a região é entre maio e novembro. No entanto, o lugar também tem seu encanto na época chuvosa, de dezembro a março: a superfície plana do deserto  de sal acumula água e gera um efeito de espelho do céu.
É possível chegar a Uyuni de ônibus, trem ou avião, saindo de outras cidades da Bolívia, de San Pedro do Atacama, no Chile, ou da Argentina.
Montes de sal no meio do Salar de Uyuni (Foto: Creative Commons/Luca Galuzzi)Montes de sal no meio do Salar de Uyuni (Foto: Creative Commons/Luca Galuzzi)FONTE: http://g1.globo.com

















.

Nenhum comentário: