O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB) participou na Aldeia Nova Esperança, dos povos indígenas Yawanawá, no Rio Gregório, Tarauacá, da 14ª edição do Festival Yawa – o maior evento indígena da Amazônia brasileira, que reúne tradição, cultura e espiritualidade.
Além do deputado, estiveram presentes na festividade o governador Sebastião Viana, as secretárias de Estado de Turismo, Rachel Moreira, e de Comunicação, Andréa Zílio, e o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno.
O evento iniciou no domingo, 25, e se estende até o dia 31 deste mês. Cerca de 300 visitantes de outras aldeias, do Brasil e diversos países do mundo já estiveram presentes no evento durante estes três dias. Na 14ª edição do Festival Yawa as mulheres Yawanawá são as homenageadas.
O festival Yawá serviu de modelo para que outras etnias indígenas realizem festivais no Estado.
No festival é apresentado os produtos artesanais produzidos pela comunidade, as danças típicas, feitos usos de chá, rapé e leite do campum.
Os trabalhos de espiritualidade também são executados pelo pajé trazendo curas e bênçãos aos visitantes e moradores da aldeia.
O cacique da Aldeia Biraci Brasil Yawamawá explica o porquê da homenagem as mulheres nesta edição. “Elas merecem essa dedicação, pela força, bravura, coragem, firmeza e dedicação com a qual conduzem o lar, a criação dos filhos e o preparo dos alimentos”.
O filho do cacique, Biraci Júnior Yawanawa, fala do objetivo do festival. “O objetivo do festival é reunir a família para comemorar a nossa luta, a nossa resistência, e isso faz parte da nossa cultura. Estamos mostrando aqui que ainda existe um povo na floresta que luta pela sua tradição e pelo que há de melhor na sua essência. A resistência da nossa cultura é secular.”
“O festival Yawa é uma das mais belas festas dos povos indígenas no Brasil. Há um rito de espiritualidade do qual recebemos muita energia e conhecimento da floresta. São conhecimentos que levamos para nossa organização social também na cidade,1, comentou o deputado estadual Jenilson Leite.
FONTE: ac24horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário