quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Em Brasília, Tião Viana discute a implantação do Hospital de Barretos no Acre

No Acre, a implantação da unidade de Barretos é fruto de acordo entre o governo, a direção do hospital e o Ministério Público do Trabalho (Foto: Cedida)
Agência Acre - Cumprindo agenda em Brasília nesta terça-feira, 7, o governador Tião Viana liderou importante audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e gestores ministeriais para tratar sobre o andamento da implantação da primeira unidade de tratamento de Câncer de Barretos no Acre.

Os governadores do Amapá, Waldez Góes, e do Tocantins, Marcelo Miranda, aproveitaram a agenda proposta por Viana para tratar da implantação da unidade em seus estados.

A audiência foi acompanhada pelos deputados federais Leo de Brito e Alan Rick Miranda, além do deputado estadual Raimundinho da Saúde.

O diretor do Hospital de Barretos, Henrique Prata, também esteve presente ao encontro, que destacou a relevância do tratamento de câncer no Acre e nesses outros estados.

“O que o governo está fazendo neste arranjo é alinhar com o Ministério da Saúde, juntamente com os governadores do Tocantins e do Amapá, o posicionamento de que nós abrimos mão do nosso Unacon quando estiver pronta essa estrutura, a fim de que somente ela cuide dos casos de câncer com financiamento do SUS [Sistema Único de Saúde]. A manutenção fica por conta do governo do Estado, do Ministério da Saúde e do próprio Hospital de Barretos”, destacou Tião Viana.

O governador pontuou, ainda, que a ação proposta trará um grande futuro para o tratamento de câncer na Amazônia e no Acre.

Os pleitos de Tião Viana foram muito bem recebidos pelo ministro e sua equipe, já ficando designada nova reunião para definir os critérios de concretização dos pedidos.

“No Acre, o governo doou o terreno para o hospital e já vamos liberar a primeira parte do acordo feito com o MPT [Ministério Público do Trabalho], de R$ 31 milhões, para dar a maior velocidade possível à implantação da unidade”, afirmou Viana.
Parlamentares parabenizam esforços do governo

Para o deputado federal Leo de Brito, a implantação do Hospital de Barretos no Acre é mais uma grande vitória para a Saúde e para as pessoas que precisam fazer tratamento contra o câncer e têm de se deslocar ao Centro-Sul do país.

“O Acre já deu um grande passo com o Hospital do Câncer, e agora, com a parceria com o hospital de Barretos, vamos dar outro grande passo. O governador Tião Viana está de parabéns”, disse o parlamentar.

O deputado federal Alan Rick Miranda pontuou que trazer uma unidade do Hospital do Câncer de Barretos para o Acre representa uma grande conquista.

“O paciente oncológico já está fragilizado, e fazer o tratamento em sua cidade, perto da família, é fundamental para sua recuperação. É um passo muito importante que o governo do Estado está dando nessa parceria com o governo federal. Felicito o governador Tião Viana e o ministro Ricardo Barros, que podem contar com meu apoio para mais esse serviço em favor da população acreana”, destacou.

O deputado estadual Raimundinho da Saúde também destacou a importância da iniciativa.

“Parabenizo o governador Tião Viana pela iniciativa de, junto com o Hospital de Barretos e o Ministério Público do Trabalho efetivar esta ação no Acre. Com a união dos poderes, conseguiremos trazer melhores condições para o tratamento de câncer no Acre. Quem ganha com tudo isso é a população”, frisou.
A implantação da unidade de Barretos no Acre

A implantação da unidade oncológica de Barretos no Acre é fruto de acordo entre o governo do Estado, a direção do hospital e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

No mês passado, o governo do Estado efetivou a doação do terreno para a construção do hospital.

Os serviços de terraplanagem devem avançar neste primeiro semestre, e a previsão é de que a unidade entre em funcionamento já no início de 2018.

O método do Hospital de Barretos, que tem unidades também em outras cidades brasileiras como Juazeiro (BA) e Porto Velho (RO), é conhecido pela eficiência na redução de até 95% dos casos de cânceres que matam.

Com o avanço na audiência e o apoio do governo do Acre, os governos do Amapá e do Tocantins podem ser os próximos a implantar o sistema Barretos em seus estados.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Jenilson Leite cobra melhorias estruturais para o quartel da PM de Jordão


Assessoria parlamentar - O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB) se reuniu na manhã desta terça-feira (24), com o comandante da polícia militar do Acre, Cel. Júlio Cesar. No encontro, o parlamentar cobrou do comandante melhorias estruturais no quartel da polícia militar de Jordão. A reunião foi realizada no comando geral da PM.


No período, do dia 15 a 20 de janeiro, Jenilson esteve visitando o município de Jordão. Na cidade, o deputado visitou os órgãos do governo do Estado, ouviu as reivindicações dos trabalhadores referente a demanda de cada de setor. Na visita ao quartel da PM, Leite constatou que o prédio necessita de melhorias estruturais. Por isso, ao retornar a capital, levou a demanda ao comandante da Corporação.

Júlio Cesar deu garantias ao deputado que entrará em contato com o subtenente Fortunato, comandante da PM de Jordão, para informar sobre o início da reforma. Ressaltando que os trabalhos da reforma deve ocorrer o mais breve possível.

Jenilson enfatizou ao comandante da PM das necessidades e urgência da reforma, pois, “as melhorias estruturais garantem aos funcionários um espaço salubre para desenvolverem um trabalho ainda melhor, além de valorizar os policiais militares que lutam para garantir a segurança e manter a ordem na pequena cidade de Jordão”.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Ministério da Agricultura no Acre faz repasse para Idaf: Dinheiro já esta na conta

Assessoria - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Acre, fez o repasse de R$ 1.100.000 (um milhão e cem mil reais) na manhã desta terça-feira, 2, para o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf). A parceria é fruto do convênio 835506/2016.

O superintendente do Ministério da Agricultura no Acre, Luziel Carvalho, diz que é possível avançar em buscar de um Acre mais produtivo. “No dia que os órgãos e entidades se unirem em prol de um mesmo objetivo, independentemente das questões políticas, o setor agropecuário no Acre poderá crescer e se desenvolver”, diz.

O superintendente enfatizou a importância e o empenho do Senador Gladson Cameli em sempre ter colocado seu mandato a disposição do Ministério do Agricultura no Acre.

Carvalho explicou ainda que apesar da crise que o Brasil inteiro vive, a liberação desses recursos só foi possível graças ao empenho do Ministro Blairo Maggi, do Secretário de Defesa Agropecuária, Luís Rangel, como também do presidente Michel Temer. “Essa dedicação em favor do nosso Acre é uma grande prova de que o Acre é prioridade do atual governo”, finalizou.