terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Transplantes de fígado começam a ser feitos no AC a partir de janeiro

Programa será ativado no dia 1° de janeiro de 2014.
Governo investiu R$ 1 mi em equipamentos e capacitação.

Segundo secretária de Saúde, Suely Melo, programa será ativado no dia 1° de janeiro de 2014 (Foto: Caio Fulgêncio/G1)
Segundo secretária de Saúde, Suely Melo,
programa será ativado no dia 1° de janeiro de 2014
(Foto: Caio Fulgêncio/G1)
 
Após a autorização do Ministério da Saúde (MS) para a realização de transplantes de fígado no Acre,

 a Secretária de Estado de Saúde (Sesacre) se prepara para ativar o programa no dia 1° de janeiro de 2014. A demanda atual é de 14 pessoas que esperam por esse tipo de cirurgia.
De acordo com a secretária, Suely Melo, há dois anos o estado pleiteia essa autorização. Foi um investimento inicial de R$ 1 mi, entre equipamentos, medicamentos especializados e capacitação dos mais de 20 profissionais que vão atuar na área. Com o programa ativo, a equipe fica de prontidão aguardando uma doação.

"Dois anos que estamos tentando, porque vivemos numa área endêmica para hepatite. Só esse ano, nós conseguimos captar seis fígados e doamos para outros estados, porque a gente não tinha ainda o serviço aqui", afirma Suely.
A secretária explica ainda que, após o início das cirurgias, os órgãos captados no estado vão atender primeiramente a demanda local. "Nós temos uma fila nacional e estadual. Quando se capta e dá conta da sua fila estadual, todos os outros fígados que se conseguir vai para a fila nacional. A prioridade é para os acreanos", explica.

Os transplantes de fígado no Acre vão ocorrer apenas de um doador cadáver para uma pessoa viva. Atualmente, são acompanhados no estado 70 pacientes transplantados com fígado que fizeram a cirurgia em outros locais do país. Até então, somente ocorriam transplantes de córnea e rins, ao todo, 160.
FONTE: g1

Nenhum comentário: