quinta-feira, 5 de julho de 2012

Todas as marcenarias do Estado estarão licenciadas até o fim de julho



Secretário de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães, apresenta números e ações da sua pasta no encontro de avaliação do governo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Secretário de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães, apresenta números e ações da sua pasta no encontro de avaliação do governo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Antes chateados, agora agradecidos. Os marceneiros acreanos enfrentavam uma grande batalha para trabalhar dentro da regularidade – o que nem sempre conseguiam dada a burocracia que precisavam vencer. Com determinação em desenvolver o setor industrial e sem esquecer o lema que norteia a gestão do governo Tião Viana – servir de todo coração –, a realidade foi transformada. Até o fim deste mês, as 350 marcenarias instaladas em todo o Estado estarão licenciadas, dentro de um processo que revolucionou o sistema antes vigente.
“Eram necessárias muitas viagens até o Imac, que é o órgão responsável por esse licenciamento, além do pagamento de taxas, que chegavam a quase R$ 2 mil, para uma licença que só valia um ano. A gente acha que marceneiro tem que estar dentro da marcenaria, trabalhando. E do licenciamento quem vai cuidar somos nós. E foi isso que fizemos: nós fomos a cada uma e nossos técnicos cuidaram de tudo”, explica o secretário de Desenvolvimento Florestal, Indústria, Comércio e Serviços Sustentáveis (Sedens), Edvaldo Magalhães.
Até o final deste mês as 350 marcenarias instaladas em todo o estado estarão licenciadas, dentro de um processo de revolucionou o sistema antes vigente (Foto: Arquivo Secom)
Até o fim deste mês, as 350 marcenarias instaladas em todo o Estado estarão licenciadas, dentro de um processo que revolucionou o sistema antes vigente (Foto: Arquivo Secom)
“Construímos um programa sem receita de bolo. Fizemos visita a cada um dos marceneiros, ouvimos as reinvindicações, os problemas, fizemos dois grandes encontros com a categoria, reunindo marceneiros de todo o Estado. E o resultado é o fim da burocracia, das taxas e a ampliação do prazo de validade da licença, que antes era anual e agora vale por quatro anos”, pontua o secretário.
Os resultados foram apresentados nesta quinta-feira, 5, no Seminário de Avaliação do Governo, que reúne o governador Tião Viana, o vice-governador César Messias e todos os secretários e diretores, para discutir as ações implementadas até agora e fazer o monitoramento dos resultados. O encontro acontece no Afa Jardim e dura dois dias.
Os marceneiros acreanos enfrentavam uma grande batalha para trabalhar dentro da regularidade – o que nem sempre conseguiam dada a burocracia que precisavam vencer (Foto: Angela Peres/Secom)
Os marceneiros acreanos enfrentavam uma grande batalha para trabalhar dentro da regularidade – o que nem sempre conseguiam dada a burocracia que precisavam vencer (Foto: Angela Peres/Secom)
Para destacar a importância do trabalho com os marceneiros, Magalhães fez um comparativo do número de empregos gerados por essas pequenas indústrias. Enquanto as duas maiores madeireiras estaduais geram juntas mais de 800 empregos, as 350 pequenas marcenarias, unidas, são responsáveis por mais de dois mil empregos em todo o Estado.
Compras governamentais – Outro grande avanço dos últimos meses de gestão Tião Viana foi a mudança no sistema de compras para o governo. “Hoje ninguém mais faz licitação direta para adquirir mobiliário escolar ou de escritório. Antes, duas ou três empresas dividiam o bolo sozinhas. Agora, depois de um longo trabalho com a Procuradoria-Geral do Estado, conseguimos montar o programa de compra direta e na última compra, no valor de R$ 6,5 milhões, pelo menos 70 marcenarias participaram das vendas”, relatou o secretário.

Nenhum comentário: